O guacamole é um prato típico da culinária mexicana, conhecido por sua base de abacate. Sua origem remonta aos povos indígenas da região que hoje é o México, onde o abacate era um ingrediente abundante e valorizado.
Antes de tudo, uma curiosidade. A palavra “guacamole” tem origem na língua náuatle, falada pelos astecas, e é uma combinação das palavras “ahuacatl” (abacate) e “molli” (molho).
Além de ser delicioso, é um prato de fácil preparo que encanta pessoas em todos os cantos do mundo. Nesse post, confira uma receita rápida e saborosa para você aproveitar o guacamole em casa.
Como fazer guacamole
Antes de começar, certifique-se de escolher abacates maduros. Eles devem ceder levemente ao toque, sem estar muito moles.
Ingredientes
- 2 abacates maduros
- Suco de 1 limão
- 1 tomate grande, picado
- 1/4 de cebola vermelha picada
- 2 colheres de sopa de coentro fresco picado
- 1/2 pimenta jalapeño picada (opcional)
- 1 dente de alho, picado
- Sal a gosto
Modo de preparo
Para preparar o guacamole caseiro, comece cortando os abacates ao meio e removendo o caroço. Com o auxílio de uma colher, retire a polpa dos abacates e coloque em uma tigela. Em seguida, adicione o suco de limão à tigela para evitar o escurecimento do guacamole.
Então acrescente o tomate picado, a cebola finamente picada, o coentro fresco, a pimenta jalapeño (se preferir um toque picante), o alho picado e uma pitada de sal. Com um garfo ou um pilão, amasse e misture bem os ingredientes até obter uma consistência cremosa e homogênea. Ajuste os temperos de acordo com seu gosto pessoal.
Dica e sugestão de consumo
Para armazenar o guacamole e evitar o escurecimento, cubra-o com filme plástico, pressionando-o contra a superfície. Desse modo, o contato com o ar diminuirá e sua receita ficará fresca por mais tempo.
Por fim, acompanhe o guacamole com tortilhas de milho crocantes, nachos ou vegetais frescos, como palitos de cenoura e pepino.