feijão fradinho
Arroz e grãos Receitas

Receita de feijão fradinho: sabor e simplicidade

Compartilhe

Se há um ingrediente que merece destaque na culinária brasileira, é o humilde, porém versátil, feijão fradinho. Este pequeno grão é uma estrela na cozinha devido à sua textura macia, sabor suave e incríveis benefícios nutricionais. Neste artigo, vamos te ensinar a preparar um feijão fradinho simples e delicioso.

Como fazer feijão fradinho

O feijão fradinho é um tesouro culinário que merece um lugar de destaque em sua cozinha. Com suas inúmeras vantagens para a saúde e a versatilidade inigualável, as possibilidades são infinitas.

Ingredientes

  • 1 xícara de feijão fradinho
  • 4 xícaras de água
  • 1 cebola pequena, picada
  • 2 dentes de alho, picados
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • 1 folha de louro (opcional)

Modo de preparo

Antes de mais nada, comece escolhendo o feijão fradinho, retirando qualquer impureza e lavando-o em água corrente.

Em uma panela média, aqueça o azeite de oliva em fogo médio. Adicione a cebola picada e refogue até que ela fique dourada e translúcida, o que levará cerca de 3-4 minutos. Em seguida, adicione o alho picado ao refogado e continue cozinhando por mais 1-2 minutos, até que o alho libere seu aroma.

Adicione o feijão fradinho escorrido à panela e misture-o com o refogado de cebola e alho. Despeje 4 xícaras de água na panela e, se desejar, adicione uma folha de louro para dar sabor (opcional). Leve a mistura para ferver.

Então, reduza o fogo para médio-baixo, tampe a panela e o deixe cozinhando lentamente por cerca de 30 a 40 minutos, ou até que os grãos fiquem macios. Você pode precisar adicionar mais água durante o cozimento se notar que a água está evaporando muito rapidamente.

Assim que o feijão estiver macio, tempere-o com sal e pimenta-do-reino a gosto. Lembre-se de que é melhor começar com uma pequena quantidade de sal e ajustar conforme necessário, pois o sal pode ser adicionado, mas não retirado. Deixe-o cozinhando por mais alguns minutos, mexendo ocasionalmente, para que ele absorva bem os sabores do tempero.

Sugestão para servir

Após o cozimento, retire a folha de louro (se adicionada) e sirva-o quente como acompanhamento versátil para arroz, carnes, legumes ou a seu gosto.

Esta é uma receita simples que realça o sabor natural do feijão fradinho. Sinta-se à vontade para personalizá-la com seus temperos favoritos, como coentro, pimentões ou tomates, para dar um toque especial. Bom apetite!

SobreLuane Mota

Baiana, 22 anos. Eternamente com fome.

Benefícios do abacate para a saúde