pão de queijo tradicional
Lanches e salgados Receitas

Delícias Brasileiras: pão de queijo tradicional

Compartilhe

O pão de queijo tradicional tem suas raízes na culinária brasileira, mais precisamente na região do Triângulo Mineiro. Sua origem remonta ao período colonial, quando as pessoas escravizadas misturavam o polvilho, queijo e água para obter um alimento saboroso e nutritivo. Com o tempo, essa receita foi aprimorada e se espalhou por todo o país, tornando-se uma tradição em diversas regiões do Brasil.

Preparar o pão de queijo tradicional pode parecer uma tarefa desafiadora à primeira vista, mas com esta receita passo a passo, você vai descobrir como é fácil trazer para sua casa todo o sabor e a textura irresistível desse clássico brasileiro.

Como fazer pão de queijo tradicional

Com essa receita simples e deliciosa, você poderá desfrutar do prazer de saborear pães de queijo feitos em casa.

Ingredientes

  • 500g de polvilho doce
  • 250ml de leite
  • 150ml de óleo vegetal
  • 3 ovos
  • 200g de queijo minas curado ralado
  • 1 colher de chá de sal

Modo de preparo

Para preparar o pão de queijo tradicional, comece pré-aquecendo o forno a 180°C e unte uma assadeira. Em seguida, em uma panela, aqueça o leite e o óleo até ferver. Enquanto isso, em uma tigela grande, coloque o polvilho doce e adicione a mistura de leite e óleo, misturando bem.

Deixe a mistura esfriar um pouco e adicione os ovos, um de cada vez, incorporando bem a cada adição. Logo depois, acrescente o queijo minas curado ralado e o sal, continuando a misturar até obter uma massa homogênea.

Agora, com as mãos levemente untadas, faça pequenas bolinhas com a massa e coloque-as na assadeira. Por fim, leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 25 minutos, ou até que os pães de queijo fiquem dourados e crocantes.

Dica para conservar

Sirva-os quentinhos e aproveite a explosão de sabor a cada mordida. Se sobrar algum, guarde-os em um recipiente bem fechado para manter a crocância. Na hora de reaquecer, basta colocá-los no forno por alguns minutos até ficarem quentinhos novamente.

SobreLuane Mota

Baiana, 22 anos. Eternamente com fome.

Benefícios do abacate para a saúde