Hoje vamos embarcar em uma viagem pela rica culinária brasileira e aprender a fazer um prato que é uma verdadeira iguaria nacional: o feijão tropeiro. Originário da região de Minas Gerais, esse prato tem suas raízes na história das tropas de muares que cruzavam o país em busca de riquezas.
Com uma combinação de sabores irresistíveis, o feijão tropeiro é uma verdadeira festa para o paladar. Então, no texto de hoje do Aprenda Essa Receita, você vai aprender a preparar essa deliciosa refeição.
Como fazer feijão tropeiro
Experimente essa receita em casa e compartilhe com amigos e familiares para celebrar a riqueza da nossa gastronomia.
Ingredientes
- 500g de feijão carioca ou roxinho cozido
- 200g de bacon em cubos
- 200g de linguiça calabresa defumada cortada em rodelas
- 1 cebola média
- 3 dentes de alho
- 2 xícaras de farinha de mandioca torrada
- 1 maço de couve manteiga
- 2 ovos cozidos
- Sal a gosto
- Cheiro-verde picado
Modo de preparo
Em primeiro lugar, comece cozinhando o feijão em uma panela de pressão até que esteja macio e reserve. Em uma frigideira grande, frite o bacon até ficar dourado e crocante, em seguida, adicione a linguiça calabresa e deixe-a levemente dourada também. Acrescente a cebola e o alho à frigideira, refogando-os até que fiquem macios e levemente caramelizados.
Agora é hora de incorporar o feijão cozido à mistura na frigideira, misturando tudo delicadamente e temperando com sal a gosto. Em seguida, adicione a farinha de mandioca torrada, mexendo bem para que todos os ingredientes se incorporem e criem uma textura irresistível.
Para dar um toque de frescor e cor, coloque a couve fatiada na mesma frigideira e refogue até que fique levemente murcha, mantendo sua vivacidade. Para finalizar o prato, adicione os ovos cozidos picados, que trarão uma cremosidade única, e polvilhe cheiro-verde para realçar os sabores e tornar o feijão tropeiro ainda mais convidativo.
Dicas para sua receita
Se preferir, para dar um toque extra de sabor, adicione pimenta ou temperos típicos da região. Por outro lado, quanto à farinha de mandioca, você tem duas opções: torrá-la em casa, basta colocá-la em uma frigideira e mexer até dourar levemente, ou encontrá-la pronta em mercados e lojas especializadas.
Share this content:
2 comments